sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Marcos Bragatto

Música que te ensinou a preferir o rock´n´roll
Não funciona assim, ao menos não comigo. O que me levou ao rock foi a Rádio Fluminense FM, que implantou o rock no Brasil pós-ditadura, além de revolucionar o dial com a locução feminina, entre outras coisas, e tocava a música que a juventude recém-descoberta queria ouvir. A abrangência de gêneros e sub-gêneros do rock é tão grande que para mim o trabalho de escolher uma isso ou uma aquilo sempre foi hercúleo e de resultado impreciso. Ainda assim, pra não te deixar sem resposta, vou citar uma música que simbolizou muito o meu início do mundo do rock e até hoje é sinônimo da renovação e da vocação para a vanguarda intrínseca ao gênero: "Message in a Bottle", do Police.

Música que é diferente da maioria das coisas que você ouve, mas está na sua lista de preferidas
Difícil também, porque ouço muita coisa dentro do rock, que, como disse, é muito amplo por si só. Mas em geral as pessoas estranham quando cito que uma das minhas bandas preferidas em todos os tempos é o Sisters Of Mercy. Taí uma banda que pode receber o adjetivo de "diferente".

Música que é símbolo de modernidade
Venho tentando ser moderno há anos, observando colunistas novidadeiros, DJs e todo o tipo de gente descolada, mas fracasso fragorosamente. Para mim, olhando o mundo da música de hoje, continuo reafirmando que a vanguarda será sempre o rock - por vocação -, e o moderno é o demodê, o atrasado, o sem rumo, que, como tal, é descartável e logo passará. Só o rock fica. Pode anotar.

Melhor música que você já viu executada ao vivo
Tu vem perguntar isso logo pra mim? Tenho mais tempo de beira de palco do que qualquer um que esteja lendo isso agora. Vamos fazer um acordo? Vou citar um show do meu top 10 de todos os tempos, no lugar de uma música, ok? Eric Clapton, Apoteose, Rio, 7 de outubro de 1990.

Marcos Bragatto é jornalista e editor do site Rock Em Geral. Já colaborou com veículos roqueiros históricos como as revistas Bizz, Dynamite, Rock Press e Roadie Crew. Atualmente também é colaborador do Jornal do Brasil, UOL Música e da versão nacional da Revista Billboard.

2 comentários:

Isabela disse...

Que sujeito simpático =]

Ricardo Gomes disse...

Opá! retomou o blog, que surpresa!