quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Jorge Tarquini

Música que sempre te ajuda a relaxar e ficar realmente calmo
"Por Enquanto", composta pelo Renato Russo, mas cantada pela Cássia Eller no seu Acústico MTV. Essa canção me dá a real noção de finitude, tanto das coisas boas quanto dos problemas. Me acalma por me botar centrado no agora: por mais que as ilusões acabem, o passado ficou para trás, o futuro ainda não chegou e estou no agora, com uma baita sensação de aconchego e de recomeço. "Agora, tanto faz: estamos indo de volta pra casa". Entre as coisas instrumentais, para relaxar e ficar realmente calmo recorro sempre à gravação de "O Trenzinho Caipira", de Heitor Villa-Lobos, na excepcional interpretação de Egberto Gismonti.


Música que representa bem o momento mais ousado de sua carreira
Eu nem gosto da música, mas ela (sendo bem fiel à pergunta) traduz bem o momento: "Tô Nem Aí" (...Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a página. Agora eu tô em outra... Tô nem aí, Tô nem aí... Pode ficar com seu mundinho, eu não tô nem aí...). Depois de ter estado por 16 anos na Editora Abril, montei minha pequena produtora de conteúdo, acabei me envolvendo com roteiro de cinema, acabei escrevendo um livro de uma certa "moça de vida fácil", ajudei a criar e a lançar uma revista voltada para o público GLS, a DOM - De Outro Modo, da qual fui o primeiro diretor de redação, retomei minha carreira de ator – e ainda continuei a dar aulas na Metodista. Ah, e minha carreira de autor e roteirista não vai al também. Muita gente disse que eu enlouqueci depois de sair da vida "corporativa". Tem gente que me olha como se eu quisesse ser "underground" ou "maldito" de propósito por causa das minhas escolhas. Bobagem... Apesar de não estar mesmo nem aí para o que as pessoas pensam, quero mais é ter projetos desafiadores, que me permitam fazer coisas novas ou de modo diferente. Não me interessa criar personagem de mim mesmo. Levei muita paulada de colegas por algumas das coisas que fiz, mas não me arrependo.

Música que você utilizaria no trailer de um filme que conta sua história
"The Fool on the Hill", The Beatles. Precisa explicar?
Day after day, Alone on a hill, The man with the foolish grin is keeping perfectly still But nobody wants to know him, They can see that he's just a fool, And he never gives an answer, But the fool on the hill, Sees the sun going down, And the eyes in his head, See the world spinning 'round...

Música que já te fez chorar em público
Qualquer uma da trilha de "Cinema Paradiso", do genial Ennio Morricone. Me mostre alguém que consiga ouvir aqueles temas imortais sem deixar ao menos os olhos marejar... Afinal, todos temos, memso que metaforicamente, latas pessoais entupidas de cenas de beijos (igualmente metafóricos) cortadas.

Jorge Tarquini, 45, é jornalista, escritor, roteirista, professor universitário e ator (não necessariamente nessa ordem). Entre as coisas que já "cometeu", foi autor de O Doce Veneno do Escorpião, em co-autoria com Raquel Pacheco (vulgo Bruna Surfistinha).

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou relatando p depois escrever um livro sobre a real vida de uma garota de programa mas td muito diferente do q se publicam em alguns livros . Trabalho n noite a 10 anos .....gostaria de saber o q posso ou n escrever (as restriçoes) ....meu email ou face sao ......leandroshimura@hotmail.com