terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Gui Tronolone

Música que você já tocou ao piano e provocou lágrimas em alguém
No primeiro Dia dos Namorados que passei com o meu namorado, nós estávamos os dois em situações financeiras bastante complicadas e combinamos que não compraríamos os nossos presentes, em vez disso faríamos alguma coisa um para o outro. Eu fiz uma música para ele, chamada "Pedaço de Mim", que o emocionou bastante.

Música que realmente representa a sigla LGBTT
"I Am What I Am", da Gloria Gaynor. Apesar de ser mais lembrada pelos gays por conta da música "I Will Survive", em "I Am What I Am" ela diz coisas como "a vida é um desperdício até você ser capaz de dizer eu sou o que sou".

Música pra dançar sozinho
Me acabo de dançar com "Last Dance" da Donna Summer, mas nunca sozinho. Quando não tem alguém para dançar comigo, minhas cachorras me acompanham!

Música que tocaria na sua posse, caso fosse eleito Presidente da República
Se eu um dia chegasse à Presidência da República gostaria de representar para o povo brasileiro uma esperança digna de "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores", do Geraldo Vandré. Uma música revolucionária, que fala de um poder que emana do povo e que serve a esse povo. Principalmente, é uma letra que coloca a responsabilidade desse mesmo povo para alcançar esse poder. "Vem, vamos embora, que esperar não é fazer. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer". E, claro, não pode faltar o Hino Nacional com a inspiradora frase "verás que o filho teu não foge à luta"!

Gui Tronolone é Coordenador Estadual do Diversidade Tucana - Núcleo de Diversidade Sexual do PSDB-SP

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Koala


Música com a melodia mais assobiável do mundo
Essa é dificil porque acho que são milhares, mas uma que não sai da cabeça é "Viva La Vida" do Coldplay


Música que você levou mais tempo para compor

Acho que a que estou compondo agora! hehe Aliás, o novo cd todo tá um parto, tô sofrendo demais pra terminar. Mas das que já foram, eu diria que "Um Minuto Para O Fim do Mundo" demorou um pouquinho mais que as outras.


Música estranha, porém bonita

Acho que é "Song To The Siren" do This Mortal Coil

Música mais legal que você ouviu no rádio em 2009
No rádio nao é fácil ouvir coisas muito legais, mas acho as melodias da Lady Gaga e da Katy Perry bem legais. E as músicas da Pink também têm uma boa melodia. Agora falando de rock, 2009 foi bem fraco, pelo menos nas rádios. Eu sempre gosto de ouvir bandas nacionais como CPM22, Fresno e Strike. São ótimas bandas. Se for pra votar (mas na real, nem sei se tocou aqui no Brasil), fico com Jay-Z e Alicia Keys - "Empire State of Mind", Lilly Allen - "It´s Not Fair" e NOFX - "Cokie The Clown"

O cantor e compositor Koala é vocalista do Hateen

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

André Abujamra

Música pra ouvir tomando chuva
A ultima foi "Graceland" do Paul Simon mas o fone molhou e quebrou meu ipod



Música que já te inspirou a mandar um e-mail importante
"Sagração da Primavera" do Stravinsky


Música boa como trilha sonora de um susto

Close Enconteurs


Música que dedicaria pra você mesmo

"Tenente Kije" do Sergei Prokofiev


André Abujamra é compositor, cantor, multiinstrumentista e ator.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Marisa Orth


Música boa para fazer faxina
"It's Raining Men" - Weather Girls

Música que já te ajudou a ensaiar para alguma personagem
Musica clássica. Bach, Beethoven, Vivaldi. Funciona pra vários personagens mais sérios, de teatro.

Música mais legal que você ja cantou ao vivo
Não é a mais legal mas foi a que fez mais sucesso. "Siga Seu Rumo" do Pimpinella, no Vexame.
A mais legal acho que é "The Best" do Luni.

Música para relaxar sozinha, em um quarto de hotel durante a noite
Um loungezinho eletronico, tipo Kruder e Dorfmeister

Marisa Orth é atriz e cantora

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Adverteasers


Música pra lotar pista

Isso depende muito de onde estamos tocando e como tá a galera, mas na nossa "casa" (o Club Kitnet, em campinas) , o que frita o pessoal é nosso mashup de Kate Perry com scenario rock (Hot´n´Cold), "The House of Jealous Lovers" do Rapture, "Warp" do Bloody Beet Roots e as porradas da Ed Banger. Não tem como não encher a pista.

Música que torna inevitável o ato de rebolar
Essa é fácil. "Marina Gasolina" do Bonde do rolê, "Pon The Floor" do Major Lazer , "Bucky Done Gun" da M.I.A. e qualquer uma do Tiga. Tudo batidão porrada que garante a pista bem animada (principalmente pras garotas!)

Música pra esvaziar pista
Tem muuuita, mas um trauma que temos é o "Clap Your Hands And Say Yeah". Achavamos que ia dar super certo e saíram umas 50 pessoas da pista na hora. Uma pena, já que adoramos a banda.

Música para ouvir sozinho no carro, em altíssimo volume, dirigindo na chuva
Bom, na chuva é só colocar o "Ok Computer" do Radiohead pra tocar (inteiro). Ou então um Rolling Stones também cai bem,
tipo "Rain Fall Down". É tudo a ver.

Os Adverteasers são uma dupla de DJ´s da cidade de Campinas. No próximo dia 16, eles iniciam a carreira internacional. Vão tocar na festa Hype, no Kika Club em Buenos Aires.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Jorge Tarquini

Música que sempre te ajuda a relaxar e ficar realmente calmo
"Por Enquanto", composta pelo Renato Russo, mas cantada pela Cássia Eller no seu Acústico MTV. Essa canção me dá a real noção de finitude, tanto das coisas boas quanto dos problemas. Me acalma por me botar centrado no agora: por mais que as ilusões acabem, o passado ficou para trás, o futuro ainda não chegou e estou no agora, com uma baita sensação de aconchego e de recomeço. "Agora, tanto faz: estamos indo de volta pra casa". Entre as coisas instrumentais, para relaxar e ficar realmente calmo recorro sempre à gravação de "O Trenzinho Caipira", de Heitor Villa-Lobos, na excepcional interpretação de Egberto Gismonti.


Música que representa bem o momento mais ousado de sua carreira
Eu nem gosto da música, mas ela (sendo bem fiel à pergunta) traduz bem o momento: "Tô Nem Aí" (...Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a página. Agora eu tô em outra... Tô nem aí, Tô nem aí... Pode ficar com seu mundinho, eu não tô nem aí...). Depois de ter estado por 16 anos na Editora Abril, montei minha pequena produtora de conteúdo, acabei me envolvendo com roteiro de cinema, acabei escrevendo um livro de uma certa "moça de vida fácil", ajudei a criar e a lançar uma revista voltada para o público GLS, a DOM - De Outro Modo, da qual fui o primeiro diretor de redação, retomei minha carreira de ator – e ainda continuei a dar aulas na Metodista. Ah, e minha carreira de autor e roteirista não vai al também. Muita gente disse que eu enlouqueci depois de sair da vida "corporativa". Tem gente que me olha como se eu quisesse ser "underground" ou "maldito" de propósito por causa das minhas escolhas. Bobagem... Apesar de não estar mesmo nem aí para o que as pessoas pensam, quero mais é ter projetos desafiadores, que me permitam fazer coisas novas ou de modo diferente. Não me interessa criar personagem de mim mesmo. Levei muita paulada de colegas por algumas das coisas que fiz, mas não me arrependo.

Música que você utilizaria no trailer de um filme que conta sua história
"The Fool on the Hill", The Beatles. Precisa explicar?
Day after day, Alone on a hill, The man with the foolish grin is keeping perfectly still But nobody wants to know him, They can see that he's just a fool, And he never gives an answer, But the fool on the hill, Sees the sun going down, And the eyes in his head, See the world spinning 'round...

Música que já te fez chorar em público
Qualquer uma da trilha de "Cinema Paradiso", do genial Ennio Morricone. Me mostre alguém que consiga ouvir aqueles temas imortais sem deixar ao menos os olhos marejar... Afinal, todos temos, memso que metaforicamente, latas pessoais entupidas de cenas de beijos (igualmente metafóricos) cortadas.

Jorge Tarquini, 45, é jornalista, escritor, roteirista, professor universitário e ator (não necessariamente nessa ordem). Entre as coisas que já "cometeu", foi autor de O Doce Veneno do Escorpião, em co-autoria com Raquel Pacheco (vulgo Bruna Surfistinha).

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Rogério Skylab


Música que você mais dançou na vida
Música para dançar é com Prince. "Batdance" é a sua recriação fantástica para a trilha do Batman. Pra quem gosta de Batman e Prince, essa música é o casamento perfeito

Música que ninguém acredita que você gosta
Todas do Taiguara. Foi a partir dele que me iniciei na música. Depois ele se meteu em política, entrou pro partido comunista e ficou muito ruim o seu trabalho. Mas na sua época áurea, tinha a jovem-guarda de um lado, o tropicalismo do outro, e o Taiguara era um cara que não se alinhava em nenhuma tribo. Era romântico, tocava piano e meio solitário.

Música que você utilizaria como trilha sonora do seu homicídio
"Henry Lee" cantada por Nick Cave e P J Harvey. Essa música encontra-se no disco Murder Ballads de Nick Cave. Todo o disco é sobre mortes e assassinatos. O disco mais conceitual de Cave.

Música para explicar o que você pensa do ser humano
"People ain't no good" pra continuar com Nick Cave. Essa música se encontra no disco "The Boatmans's Call". Melancolia e arte.


Rogério Skylab é músico, compositor, cantor e poeta.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Marcos Bragatto

Música que te ensinou a preferir o rock´n´roll
Não funciona assim, ao menos não comigo. O que me levou ao rock foi a Rádio Fluminense FM, que implantou o rock no Brasil pós-ditadura, além de revolucionar o dial com a locução feminina, entre outras coisas, e tocava a música que a juventude recém-descoberta queria ouvir. A abrangência de gêneros e sub-gêneros do rock é tão grande que para mim o trabalho de escolher uma isso ou uma aquilo sempre foi hercúleo e de resultado impreciso. Ainda assim, pra não te deixar sem resposta, vou citar uma música que simbolizou muito o meu início do mundo do rock e até hoje é sinônimo da renovação e da vocação para a vanguarda intrínseca ao gênero: "Message in a Bottle", do Police.

Música que é diferente da maioria das coisas que você ouve, mas está na sua lista de preferidas
Difícil também, porque ouço muita coisa dentro do rock, que, como disse, é muito amplo por si só. Mas em geral as pessoas estranham quando cito que uma das minhas bandas preferidas em todos os tempos é o Sisters Of Mercy. Taí uma banda que pode receber o adjetivo de "diferente".

Música que é símbolo de modernidade
Venho tentando ser moderno há anos, observando colunistas novidadeiros, DJs e todo o tipo de gente descolada, mas fracasso fragorosamente. Para mim, olhando o mundo da música de hoje, continuo reafirmando que a vanguarda será sempre o rock - por vocação -, e o moderno é o demodê, o atrasado, o sem rumo, que, como tal, é descartável e logo passará. Só o rock fica. Pode anotar.

Melhor música que você já viu executada ao vivo
Tu vem perguntar isso logo pra mim? Tenho mais tempo de beira de palco do que qualquer um que esteja lendo isso agora. Vamos fazer um acordo? Vou citar um show do meu top 10 de todos os tempos, no lugar de uma música, ok? Eric Clapton, Apoteose, Rio, 7 de outubro de 1990.

Marcos Bragatto é jornalista e editor do site Rock Em Geral. Já colaborou com veículos roqueiros históricos como as revistas Bizz, Dynamite, Rock Press e Roadie Crew. Atualmente também é colaborador do Jornal do Brasil, UOL Música e da versão nacional da Revista Billboard.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pedro Falcão

Música que já te fez suar
Que difícil, essa! Eu não suo muito fácil... Tô pensando desde o começo numa vez que eu tava tocando com o Marcio Augusto e inclusive comentei com os caras "essa deu pra suar, hein?!"... "Evil Ways" - Santana. Mas uma que em conceito me faz muito suar, porque tenho vontade de sair correndo pelas ruas dançando e batendo palmas freneticamente é "Ciento" - Gipsy Kings. Esse disco quase inteiro pode ser considerado: Luna de Fuego.

Música que você colocaria para fazer sexo grupal
"Chic Cheer" - Chic. A hora que cantam as letras que nem líder de torcida "give me a C... give an H..." é a hora de distribuir tapas!

Música que você já quis oferecer para sua mãe
"Travessia" - Milton Nascimento. Minha mãe gosta muito do Milton (eu também, principalmente das coisas mais pegada dos anos 70 e tal) e eu dessa música.


Pedro Falcão é músico (baterista, principalmente) e artista plástico formado pela ECA/USP. Toca por aí com Lulina, Márcio Augusto, Thiago Petit, Tulipa Ruiz, Juliana R., Multiplex, Lê Rock Démodé, 3Cruzeiros, Bili Pamx e Dizziness. (foto by Marcelo Reza)